Erasmus+ Croácia – Dia 2

Erasmus+ – Creating, experimenting and cooperating – improving practices in early childhood education

 

LTT – Learning/teaching/training activities – Croácia

 

2º Dia

 

O segundo dia iniciou-se com a visita ao Jardim-de-infância: Djecji vrtic, >>DJECJI SVIJET<< VARADZIN, parceiro deste projeto, onde se fez a observação das práticas de trabalho com as crianças e o processo de envolvimento destas nas atividades. Cada participante realizou o registo fotográfico das dinâmicas observadas.

De seguida formaram-se grupos de trabalho onde se refletiu acerca das práticas implementadas neste Jardim, bem como da organização dos espaços e materiais.

Para fundamentar as reflexões relativas às atividades monitorizadas, selecionaram-se as fotografias mais relevantes de forma a que os outros grupos de trabalho pudessem acompanhar cada exposição.

Após a conclusão destes trabalhos é possível anuir que, com este modelo educativo, a criança é estimulada a desenvolver a sua autonomia, a fazer as suas próprias escolhas, logo que chega pela manhã. As educadoras têm um papel fundamental quer na preparação e proposta de atividades para aquele dia, assim como na sua observação e monitorização. Durante este processo a educadora vai questionando a criança acerca das sensações, formas de resolução de problemas e proposta de novas atividades.

 

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”12″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”240″ thumbnail_height=”160″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”20″ number_of_columns=”0″ ajax_pagination=”0″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”1″ slideshow_link_text=”Fotos” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]