ERASMUS + Lituânia 2º DIA

ERASMUS + Lituânia 2º DIA

ERASMUS + Lituânia 2º DIA

 
 
 
 
Segundo dia das educadoras do Agrupamento de Escolas de Campo na cidade de Kelmés – Lituania no âmbito do projeto “Learning, teaching, training activities” do projeto europeu ERASMUS+ “Creating, experimenting and cooperating – improving practices in Early Childhood Education”.
No início do dia de hoje assistimos a duas atividades, realizadas pelas crianças do Jardim de Infância. A primeira no domínio da Educação Física acerca do tópico “AR”, e a segunda no âmbito da Educação Musical sobre o tópico “FLORESTA”.
Tivemos ainda a oportunidade de observar a narração de uma história “ A viagem da gotinha de água” com o apoio do quadro interativo.
Após a participação nestas atividades, visitamos o parque infantil na parte exterior do edifício escolar.
Mais tarde, deslocamo-nos à cidade de Siauliai, acompanhadas por um grupo de crianças onde tivemos o privilégio de visitar o museu do pão no âmbito do projeto “ como se faz o pão” que este grupo está a desenvolver na sua sala. Foi sem dúvida uma visita que proporcionou às crianças inesquecíveis momentos de descoberta, convívio e alegria.
Da parte da tarde visitamos” A colina das cruzes”, que é um centro de peregrinação católica situado perto da cidade de Siauliai. Segundo se conta a origem desta colina deve-se a uma manifestação de luto e pesar das famílias de Lituanos, que foram enviados para a Sibéria pelos Russos aquando da tentativa de libertação da Lituânia do domínio Russo.
 
 
Numa altura em que a nossa autarquia está apostar nas salas do futuro, seria um bom exemplo seguir as práticas deste Jardim de Infância no que toca as tecnologias de informação e comunicação – “ livros interativos, quadros interativos ao nível das crianças, mesas de luz e um “Funtronic Floor “.