ERASMUS + Lituânia 4º DIA

ERASMUS + Lituânia 4º DIA

 
 
 
 
Quarto dia das educadoras do Agrupamento de Escolas de Campo na cidade de Kelmés – Lituania no âmbito do projeto “Learning, teaching, training activities” do projeto europeu ERASMUS+ “Creating, experimenting and cooperating – improving practices in Early Childhood Education”.
 
O dia iniciou-se com uma atividade no Jardim de Infância – avaliação/ reflexão das aprendizagens realizadas pelas crianças no dia anterior aquando da visita ao Rio Krazanté. Esta avaliação/ reflexão foi feita através de uma aplicação denominada Kahoot, onde grupos de duas crianças, com o uso do tablet respondiam às questões através de cores.
Ainda no período manhã assistimos à preparação de uma visita a uma floresta, onde a Educadora explicou às crianças as regras de segurança a ter na floresta. A visita à floresta foi acompanhada por um guarda-florestal que ia explicando às crianças, as várias espécies de árvores existentes e a forma como eram feitas as plantações de pinheiros e carvalhos para a reflorestação. Esta prática é um exemplo daquilo que serviria para combater uma das maiores pragas no nosso país – os incêndios florestais; a existência de cuidadores e vigilantes da floresta, um maior investimento na reflorestação e um trabalho mais cuidado da floresta. Os pinheiros e carvalhos que observamos são mudados de 2 em 2 anos, um trabalho manual, um a um, vê-se a dedicação deste país pela natureza o que deveria existir no nosso país, pensamos nós e que devemos transmitir às nossas crianças.
 
No período da tarde fizemos uma visita a um Jardim de Infância de “Tytuvénai” onde observamos as salas de atividade e assistimos a um vídeo sobre alguns projetos realizados pelas crianças.
Visitamos ainda o mosteiro de “Pilgrim Center” antigamente da ordem dos Franciscanos, é hoje um local de passagem para os peregrinos dos caminhos de Santiago de Compostela. Fizemos também um pequeno workshop que consistiu na realização de um saquinho de cheiros.
Tivemos ainda oportunidade de visitar de visitar a cidade de Siluva, onde visitamos um dos mais importantes centros de peregrinação da Lituânia e a Capela da Aparição. Por aqui passou o Papa João Paulo segundo em 2008 aquando da sua visita à Lituânia, sendo aqui erigida uma está em sua homenagem.
 

[ngg src=”galleries” ids=”34″ display=”basic_slideshow”]