Biblioteca Escolar… em outubro, sempre “a bombar”!

Outubro, mês dedicado às bibliotecas escolares incentiva-nos ao reforço desta REDE e à reflexão sobre o lugar da biblioteca naquele que é o processo de formação da criança e do jovem. (…)

 Colaboração, inovação, inclusão, … algumas das marcas que têm acompanhado o desenvolvimento da RBE e que vão ao encontro das medidas educativas ministeriais preconizadas para este ano. Para as bibliotecas escolares é a oportunidade de reforçar a sua intervenção, participando ativamente neste desígnio e estreitando o trabalho colaborativo entre a biblioteca e os docentes das diferentes áreas curriculares, contribuindo para a flexibilidade das aprendizagens.” Esta foi a mensagem da Drª Manuela Pargana Silva, Coordenadora da RBE, relativamente ao Mês Internacional das Bibliotecas Escolares 2018 (MIBE) e que reproduz o que se fez e vai fazendo na Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Campo: articulação… colaboração… inovação… AÇÃO!

Subordinado ao tema Eu ♥  biblioteca escolar, tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL) para o International School Library Month (ISLM) em 2018, “Why I love my school library“, muitas foram as atividades desenvolvidas no nosso agrupamento:

  • Formação para utilizadores, com visita guiada à BE e Bibliopaper para todos os alunos do 5º ano;
  • Atividades lúdico-didáticas na Comemoração da Implantação da República Portuguesa e na Comemoração do Dia da Alimentação, em articulação com o Grupo de História 3º ciclo e com o Clube Europeu, respetivamente.
  • Espetáculo de Lançamento do Livro Histórias da Ajudaris 2018, promovido pela Associação Ajudaris, com a participação das turmas 4º ano de Balselhas e 6º D (jovens autores do livro);
  • Encontro com o escritor Richard Towers, para todos os alunos do 1º ciclo e JI, numa perfeita simbiose entre a literatura e a música;
  • Encontro com a Youtuber Math Gurl Inês Guimarães, com o livro “Desafios Matemáticos que te Vão Enlouquecer” para turmas do 3º ciclo, em articulação com a disciplina de Matemática;
  • Comemoração do Dia Nacional das Bibliotecas Escolares, com a exposição “Words and Pictures” (Articulação com o Clube Europeu) e o Concurso “Quem quer ser Bibliotecário”. Os pais também foram merecedores das comemorações MIBE, com a formação “Disciplina Positiva”, orientada por Cristina Fonseca, iniciativa “Pais, Mães & Companhia” da Divisão de Educação, Saúde e Ação Social da Câmara Municipal de Valongo, em articulação com a BE e SPO;
  • Hora do conto com a História “A Manta”, de Isabel M. Martins – Projeto Histórias com História, em articulação com o JI.

Um mês recheado de eventos, onde se promoveram as diferentes literacias, sempre em articulação com o currículo, contribuindo para o desenvolvimento das competências consignadas no Perfil do Aluno.

Foi um mês intenso…

A nossa Biblioteca Escolar tem sempre com muito para contar!!