Projeto das Serras do Porto (Conservar, Proteger, Valorizar)

O Agrupamento de Escolas de Campo integrou este ano letivo um projeto inovador que surgiu no âmbito da Rede de Dinamizadores, Educadores e professores, em parceria com a Câmara Municipal de Valongo, com o principal objetivo de dar a conhecer o Parque das Serras do Porto, como Paisagem Protegida Nacional.

A área geográfica do Parque das Serras do Porto envolve Valongo, Paredes e Gondomar, três municípios distintos na responsabilidade de proteger, conservar, gerir de forma responsável e valorizar uma área comum de 6000 hectares de terrenos ricos em valores paisagísticos, biológicos, geológicos, históricos e culturais.

O Agrupamento de Escolas de Campo abraçou este Projeto não só porque se localiza no centro desta envolvência, mas também porque está sempre atento à inovação e sensível a tão vibrantes e atuais temáticas. Assim, uma equipa de docentes, distribuídos por cada escola do Agrupamento, define, planifica e dinamiza diferentes ações com e para toda a comunidade educativa, desde o Jardim de Infância até ao ensino secundário.

Das atividades destacam-se as visitas às Serras de Pias e Stª Justa; o Concurso “Reinventar a Salamandra”; o Concurso de fotografias e a dinamização de um placard informativo, de divulgação do parque.

Na escola sede, o trabalho será particularmente desenvolvido em articulação com a equipa educativa do 7º ano, no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular, através da metodologia de projeto. Alunos e professores de diferentes áreas disciplinares terão, nesta metodologia de trabalho, como foco de estudo a história desta área protegida, a biodiversidade, a geologia, a exploração romana, as histórias e mitos, as ameaças e as formas de proteção.

Este projeto irá enriquecer substancialmente todos os envolvidos no saber ser, saber estar e saber agir / intervir no mundo que nos rodeia. Jovens dotados de informação e conhecimento mobilizável serão cidadãos mais ativos, interventivos, atentos ao meio ambiente e às riquezas locais, sensíveis à sua proteção, conservação e uso sustentável.

Texto da autoria de Catarina Cunha (10.º ano) e Emanuel Pinheiro (12.º ano), alunos da Escola Básica e Secundária de Campo.