Editorial #3

No Natal vamos Reciclar e Reutilizar

Reciclar e reutilizar são conceitos muito importantes para o ambiente e para a gestão dos resíduos, que ouvimos com muita frequência mas que nem sempre colocamos nas nossas ações/atitudes do dia a dia.

Estes dois conceitos têm como objetivo combater o desperdício de materiais e contribuir para a diminuição dos resíduos, prolongando a sua vida útil, o que permite reduzir o consumo de matérias-primas, de utilização de energia, a poluição do ar e da água, a emissão de gases do efeito estufa e a necessidade de tratamento convencional de lixo.
Para isso é determinante uma primeira ação, depositar o lixo nos ecopontos/ecobags para que os resíduos possam ser separados seletivamente e preparados para a reciclagem.

Quando falamos em reciclar um resíduo, a ideia central é transformá-lo em algo novo após a sua inserção num novo ciclo de produção. Através da reutilização o resíduo não é transformado num novo produto, mas pode ser reaproveitado em diversas outras funções e possibilidades de uso.

Na Escola Básica e Secundária de Campo, e apesar de no mês de setembro termos recebido o prémio/certificado da Lipor “Escola Amiga do Ambiente”, ainda vemos muito lixo no chão, tantos nos espaços interiores da escola como no recreio, por isso, e para melhorarmos esta “atitude” dos nossos alunos, desafiamos as turmas para, em época de natal, de presentes e de magia, fazermos a diferença: inspirando-nos na natureza, reutilizar o que parece já não ter função/utilidade e gerarmos sorrisos em vez de lixo, ou seja construir coroas de natal para enfeitar as salas no lanche de convívio, no dia 14 de dezembro.

Desafiamos os alunos para, em família, criarem algo diferente, com o ambiente na consciência e, no coração, o espírito de união tão próprio do Natal! Coroas feitas de desperdícios, a magia de as criar e a magia de as apresentar aos amigos e professores, na escola, na festa de Natal!!!

Virgínia Varandas