Concurso “Familiar’Mente a LER” – Leitura familiar para mentes vitaminar

As turmas dos 1º e 3º anos realizaram a 1ª fase do Concurso “Familiar’Mente a LER” durante a semana de 21 a 25 de janeiro, nos respetivos edifícios escolares.

Este concurso está a mobilizar alunos, família e professores do 1º ciclo, que se unem em torno da semente do conhecimento – os LIVROS, numa iniciativa promovida pela Biblioteca Escolar do Agrupamento.

Envolver a família nas atividades da escola, incentivar a leitura em família (literacia familiar) e incrementar o gosto e os hábitos de leitura, são os principais objetivos deste projeto, que tem a sua primeira edição este ano letivo.

Alunos e família, depois da leitura Familiar dos livros a concurso, dão brilho “à Mente” em duas fases distintas, nas modalidades de prova escrita, prova oral e fotografia. Esta modalidade resultará numa exposição que pretende promover a partilha de momentos criativos de leitura em família.

Os envolvidos manifestaram grande agrado pela iniciativa e anseiam a 2ª fase que vai decorrer na escola sede, no mês de março, mês em que se comemora a Leitura. O sentir da família está evidenciado nos comentários partilhados, como “Adorei! Parabéns pela iniciativa. Foi espetacular!” – Patrícia Ferreira, mãe de aluna do 3º ano Outeiro; “Achei a iniciativa fantástica, apesar de ter o hábito de efetuar esta atividade com os meus filhos.” – Vitor Moreira, pai de aluno do 3º ano de Moirais; “Penso que o concurso é muito interessante. Além de fomentar a leitura nas crianças, promove a partilha de saberes, neste caso, entre pais e filhos.” – Hélio Rebelo, pai de aluna do 1º ano da Retorta.

LER EM FAMÍLIA É PARTILHAR IDEIAS E FORTALECER LAÇOS!