O Dia das Eleições Ecológicas

14 de novembro de 2019, o dia da concretização das Eleições Ecológicas, projeto DAC do 8.º ano de escolaridade. Depois de uma três/quatro semanas de reuniões e trabalho chegou a hora de concretizar este projecto. Todos os alunos do 8.º ano se envolveram com entusiasmo nas diversas atividades relacionadas com o processo eleitoral.

Afinal o que é isso de eleições? Como se organiza um processo eleitoral? Qual o objetivo das eleições? A estas e a muitas mais perguntas encontraram os nossos alunos respostas.

Organizar um caderno eleitoral; criar partidos, os respetivos programas e logótipos; elaborar as listas de candidatos por cada partido; fazer a campanha eleitoral de acordo com os princípios defendidos por cada lista; montar as assembleias de voto e escolher os seus membros; participar no ato eleitoral; fazer a contagem dos votos e distribuir os mandatos dos candidatos eleitos segundo o método de hondt. Foi um trabalho árduo, mas com muito empenho por parte dos nossos alunos, que assim ficaram a perceber melhor como funciona e quais os objetivos de uma democracia representativa, criando raízes para a sua participação cívica no país que em breve terão em suas mãos.

Findo o ato eleitoral, em que todos ganharam, distribuiram-se os mandatos dos ecovigilantes de acordo com os resultados alcançados por cada lista partidária e segundo o método de hondt. Em função dos resultados obtidos, cada lista elegeu os seguintes ecovigilantes: FERA 4; LPF 2; MM 2; PPV 2.

Findo o processo eleitoral é hora de passar à fase seguinte, a concretização das várias propostas apresentadas de acordo com os resultados obtidos, isto é passar do projeto à ação, ou melhor, concretizar uma democracia representativa em democracia participativa.

Muita sorte a todos os candidatos eleitos e a todos os alunos que participaram ativamente em todo este projeto, estão hoje mais preparados para enfrentar e resolver de forma mais responsável e cívica os problemas do dia-a-dia.

Parabéns!