AOS HERÓIS ANÓNIMOS

Sem dúvida que os profissionais de saúde merecem todo o nosso respeito, pois são aqueles que, sabemos, estão na linha da frente nesta guerra contra o Covid-19 e, por isso, já se libertaram da lei do anonimato.
 
Mas hoje não quero tecer elogios a todos aqueles, hoje quero falar de uma pessoa que conheço, de uma pessoa real, mas que anonimamente tem ajudado toda uma comunidade a combater as suas angústias e frustrações neste momento tão difícil.
 
Todos os dias vai para escola e, com mais cinco mulheres, isoladas umas das outras, partilhando o mesmo espaço, mas em salas diferentes, comunicando entre si por via telefónica, vão assegurando o funcionamento da Escola. Além da nossa Directora, eis as outras cinco mulheres de garra: Margarida Almeida, Paula Faria, Margarida Neves,  Luísa Silva e Fernanda Pacheco. Para todas o meu reconhecimento e admiração.
 
É-me fácil, mas simultaneamente difícil, falar sobre essa pessoa. Conhecidos e amigos há já vários anos, temos algumas divergências, possivelmente mais ilusórias do que reais. Ambos temos algo em comum, fervemos em pouca água, mas quando a tempestade acalma fica sempre a amizade que nos une.
 
Empresta computadores aos alunos que não têm essa ferramenta para que, na tranquilidade da sua casa, possam desenvolver o trabalho que os professores desenvolvem à distância com eles.
 
Dá apoio moral e psicológico a todos os que se deslocam à escola para resolver os problemas burocráticos, e não só, que vão surgindo.
 
Recusa-se a ficar em casa, porque a sua frente de batalha é na comunidade que abraçou.
 
Arranja solução para todos os problemas que a comunidade lhe põe: são precisos alimentos; é preciso encontrar o miúdo que desapareceu; é preciso dar resposta às pessoas que lhe telefonam a queixar-se que andam pessoas na rua como se nada se estivesse a passar, etc.
 
Essa pessoa, esse herói anónimo, ou melhor, essa heroína é a Virgínia Varandas.
 
Para ti Gina todo o meu reconhecimento pelo trabalho anónimo que estás a desenvolver. Por favor cuida-te, não arrisques mais do que o necessário.
 
Tenho muito orgulho em ti!
As guerreiras da EBS de Campo