Mudança vs Covid-19

Mudança
Covid-19

A pandemia Covid-19 alterou a nossa realidade. Afetou as diversas esferas sociais e impôs limitações à nossa vivência individual, originando necessidades de adaptação. Todavia se existe algo que  a história tem demonstrado é que o Homem, por norma, é renitente a mudanças inesperadas.

A capacidade de aceitação do ser humano é maior em face de mudanças graduais. Por oposição, quando estas são bruscas, tornam-se causa de desconforto, por muitas vezes condicionarem a nossa liberdade, como é o caso desta pandemia. Esta nova realidade obriga assim a uma maior disciplina, a um maior comprometimento com as medidas preventivas, nomeadamente o uso de máscara e o distanciamento social. Temos ainda de ter presente que a pandemia é vivida e sentida de forma diferenciada tendo em conta a situação concreta de cada um.

Desta mudança de comportamentos, surge a necessidade de reprogramar as rotinas e de adaptarmo-nos à situação. Isto envolve a redefinição de metas e prioridades, bem como a aprendizagem de novas formas de convivência. A título de exemplo podemos mencionar a substituição do ensino presencial pelo ensino à distância, com tudo o que isso implicou de novos recursos, novo relacionamento social e de novos processos de ensino-aprendizagem.

Em suma, enquanto em muitos de nós, a mudança gerou resiliência, aumentando a nossa capacidade de recuperação perante fatores e condições adversas, para outros a adaptação está a ser complicada. Quanto mais rápido abraçarmos o tão falado “novo normal”, mais forte será a nossa resposta a este desafio!

 

Sofia Fontes – 11ºA