O RIO FERREIRA

Visita de Estudo ao Rio Ferreira

No passado dia 19 de novembro, os alunos da turma do 8º C foram até ao Rio Ferreira a pé, para explorar e ficar a saber mais sobre os ambiente aquáticos e as espécies que lá habitam. Quando chegaram, estiveram a ouvir uma monitora, do Projeto Rios, que os acompanhou na saída de campo, a falar um pouco sobre como medir a temperatura, o pH e a profundidade da água. Em seguida, realizaram uma experiência em que mediam a velocidade da água, atirando um ramo para o Rio e cronometrando o tempo. Foram observados lagostins e outras espécies invasoras do rio Ferreira. Avistaram também um guarda-rios!

Esta visita foi feita para uma melhor aprendizagem dos conhecimentos dos alunos, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, em articulação com o Projeto Serras do Porto e a Biblioteca Escolar. Foi uma visita agradável e devido aos tempos que decorrem da pandemia, os alunos gostaram muito e ainda valorizaram mais esta oportunidade de descobrir a natureza, tão perto da nossa escola!

Matilde Rocha e Mariana Rocha – 8º C

 

Eu gostei muito de ir ao Rio Ferreira

A professora Mónica, do Projeto Rios foi muito simpática! Aprendi muitas coisas novas, vi animais que nunca tinha visto e fiquei a saber mais sobre os rios, em especial o Rio Ferreira. O animal que mais gostei de ver foi o guarda-rios, mas também vimos um alfaiate, lagostins, uma minhoca, um corvo de água e umas formas larvares de libélula.

Esta visita foi realizada no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, em articulação com a Biblioteca Escolar e o Projeto das Serras do Porto.

Francisca Neto – 8º C