Visita ao Centro de Investigação e Palestra com Cientista

No dia quinze de fevereiro, os alunos do Clube Ciência Viva e alguns alunos do 9º A e 9ºE, tiveram oportunidade de conhecer um dos principais institutos de investigação da Universidade do Porto, o CIIMAR: Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental. Neste centro investiga-se vários aspetos relacionados com o oceano e procura-se criar ideias inovadoras para a sua sustentabilidade, nomeadamente, descobrir soluções para as necessidades futuras da nossa sociedade.

Fizemos uma visita guiada pelos diferentes laboratórios, sendo possível compreender os diferentes trabalhos / investigações que aí se desenvolvem. Os alunos mostraram-se muito curiosos e fizeram várias questões que foram devidamente esclarecidas.

De seguida, tivemos oportunidade de assistir a uma palestra proferida pela Dª. Marisa Almeida sobre um trabalho de investigação que está a desenvolver atualmente: “Biotecnologias baseadas na Natureza – prevenção, redução e eliminação de contaminantes de ambientes aquáticos”.

Agradecemos ao CIIMAR esta excelente oportunidade de aprendizagem e à Câmara Municipal de Valongo pelo transporte cedido.

Equipa Ciência Viva

A visita ao Ciimar foi muito interessante, gostamos dos temas abordados, quer na visita guiada, quer na palestra. Gostamos muito das conchas diversificadas que estavam expostas nos corredores do 2.º piso e achamos os laboratórios bastante interessantes. O edifício do Ciimar é muito bonito e elaborado, as paredes davam a sensação de movimento, o que é curioso. Aprendemos muitas coisas novas.

Alunos do Ciência Viva

Gostei muito da visita guiada ao Ciimar, que é um sítio bastante agradável e calmo. Gostei de saber que os cientistas que lá trabalham estão a desenvolver rações novas para os peixes criados em aquacultura e tentam encontrar formas para não poluir tanto o nosso oceano.

Foi uma visita interessante e educativa.

Martim Carvalho – 9ºA