AE Campo e UBUNTU pela Paz na Ucrânia

Na passada quinta-feira dia 3 de março de 2022, as Escolas Ubuntu, das quais as escolas do Agrupamento de Campo fazem parte, uniram-se num gesto de apelo à Paz na Ucrânia!

Pelas 12 horas, nos recintos escolares do Agrupamento, assim como por todo o país, as crianças, os alunos, professores, educadores, técnicos e assistentes operacionais foram convidados a demonstrar a sua solidariedade com o povo ucraniano, formando a palavra e o Símbolo da “PAZ”, enquanto se fazia 1 minuto de silêncio. A intensidade do momento esteve presente no rosto de todos. Adultos, jovens e crianças, dando as mãos, enviaram uma corrente positiva de força e coragem a um povo valente. Foi esta a forma que a comunidade educativa de Campo encontrou para manifestar a nossa solidariedade para com o povo ucraniano (a começar pelos imigrantes que muito têm contribuído para o progresso do nosso país) e, também desta forma, apelamos aos governos e sociedades que tudo façam na ajuda humanitária às vítimas do conflito e no acolhimento e proteção de refugiados.

O sentido e pronto envolvimento dos nossos alunos nesta atividade de ‘quase’ espontânea organização suscita em todos nós um sentimento de orgulho e de satisfação pelos jovens que são.

É por isto que este Agrupamento se rege: na formação de seres humanos com bom carácter e sólidos valores, dando aos nossos alunos as orientações e saberes que os levem a desenvolver uma mentalidade e uma cultura do “cuidado”, vencendo a indiferença e a rejeição do outro… e, acima de tudo, que consigam saber dizer NÃO a todas as formas de violência.

Nós, Agrupamento de Escolas de Campo, somos dos que promovem a PAZ!