Atividade de DAC

Segundo Debate Interturmas

No dia 16 de maio de 2022, foi apresentada, na sala de alunos da Escola Básica e Secundária de Campo a segunda fase do projeto interturmas desenvolvido pelos alunos do 12º ano.

A turma 12ºB optou por um tema de cultura geral, mas que ainda se revela um “tabu” para muitas pessoas: a sexualidade. Foram abordados vários assuntos, como os direitos sexuais e reprodutivos, as relações sexuais, a Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG), bem como a orientação sexual. Os temas em apreço foram considerados muito pertinentes para o desenvolvimento dos jovens.

A turma 12ºA informou acerca da biotecnologia, uma área da ciência voltada para a utilização de sistemas e organismos vivos na criação e melhoria de técnicas e produtos. Esta tecnologia é utilizada em diversas áreas da nossa vida: na alimentação, para melhorar a qualidade dos alimentos; no ambiente, para evitar/resolver problemas ambientais; e, até mesmo na medicina, para o tratamento de doenças (produção de insulina artificial para os diabéticos, por exemplo). A biotecnologia revela-se muito vantajosa na resolução de uma situação problemática, pois não aposta na resolução de um problema, criando um outro; porém, não nos esqueçamos que deve ser aplicada com equilíbrio e sustentabilidade, para não pôr em causa questões éticas.

No final de cada apresentação, realizou-se um frutífero debate onde as questões colocadas criaram grande discussão, propiciando o surgimento de opiniões contraditórias, mas pertinentes entre os alunos presentes.

Finalizado este segundo debate interturmas, subsistiu a ideia de que a atividade foi muito enriquecedora para todos os envolvidos.

Cláudia Santos, nº4, 12ºC