Jovens pelo Clima

É um planeta como os outros, com uma característica muito especial: existe vida.

Uma camada de gases super fortes que nos protege. Um planeta com plantas,  que não precisaram de qualquer ajuda para sobreviverem e se propagarem ao longo de milhões de anos de existência da Terra.

Agora, existimos nós. Seres humanos. Que estamos a destruir a nossa casa, o nosso lar.

Tudo o que demorou milhões de anos a ser criado e desenvolvido, destruído em anos.

Parece justo? Nem um pouco.

A nossa geração, uma geração que no futuro resolverá os problemas de pessoas que não os resolveram. Uma geração que participa de muitas iniciativas para sensibilizar todos.

A iniciativa da nossa escola de fazer a ”Corrida Contra o Tempo” é uma iniciativa importante,  pois é algo que vai chamar a atenção de todos, pois vai ”abrir os olhos de algumas pessoas. Será como ”comover” as pessoas a ”correr contra o tempo” para que nós tomemos ações para que o relógio que conta os dias a milhões de anos não o deixe de fazer.

Precisamos mudar o mundo, é algo que precisa ser tratado já. Não podemos deixar para amanhã o que pode nem mais existir.

Nós,  os seres humanos , mudamos para melhor. Mas, iremos deixar o mundo mudar para pior?

«Espero que o aquecimento global aqueça os corações das pessoas, o mundo está cada vez mais frio» Wesley D’Amico

Clara Moreira, 8ºB – nº4 

No âmbito do projeto Eco Escolas, realizou-se na Escola Básica e Secundária o Dia da Ação Global. Esta atividade teve como objetivo, durante estas últimas semanas criar um “ambiente” sustentável na escola onde os alunos cooperaram para fazer nascer um local de partilha de informação no Átrio da Palmeira sobre a urgência de parar com as emissões de gases que provocam o aumento do efeito de estufa.

Foram feitos cartazes para embelezar o átrio e originar um espaço de localização de conhecimentos e de maneiras ativistas de se combater as alterações climáticas. Também, em âmbito de sala de aula, os alunos visualizam dois vídeos para observarem um pouco do que podem fazer para obtermos a diferença em relação ao que têm sido os problemas climáticos. Com isto tudo, também foi criada uma corrida, dinamizada nas aulas de educação física, que teve como objetivo participar no número de quilómetros que serão feitos até ao Egito, local onde decorre a realização da COP27. Dentro desta mesma atividade foi executado a passagem de uma tocha por diferentes turmas como um símbolo de passagem de testemunho para com a outra.

Vivemos num planeta de mudança, em que aparentemente, o desenvolvimento se tem notado cada vez mais. Mesmo assim, ainda existem bastantes problemas para se resolverem e sendo nós uma geração que lidará com as consequências do presente no futuro, temos que começar a ajudar no número de problemas que ainda podemos reduzir. Não precisamos fazer muito, mas não podemos não fazer nada! Seremos nós que iremos conviver com os efeitos dos erros dos nossos antepassados. Assim sendo, e tendo o mundo nas nossas mãos, temos como dever cuidar dele para que possamos ter o direito de viver em harmonia e sem sequelas dos descuidos dos nossos ancestrais.

Finalizando e como diria “O Principezinho” de Antoine de Saint-Exupéry, “Tu tornas-te inteiramente responsável por aquilo que cativas.” por isso sê não só o responsável por cativar o mundo, mas por cativar as pessoas que se localizam à tua volta para te ajudarem a fazer a diferença!”

Bárbara Castro, 10ºC – nº3

 

Fotografias da Atividade