Centenário do Nascimento de José Saramago

A turma do 3º ano da Escola Básica de Outeiro, comemorou no dia 16 de novembro, os 100 anos do nascimento de José de Sousa Saramago, mais conhecido por José Saramago.

Iniciámos a aula com o visionamento de um vídeo, no Youtube, sobre a vida de Saramago. Seguidamente a professora leu a história: “A maior flor do mundo”, uma história de literatura infantil escrita por este autor. Depois de ouvir a história constatámos que esta é na verdade a maior flor do mundo, não em tamanho mas sim em amizade!

Por último, contámos a história por palavras mais simples como nos pediu José Saramago no fim do conto “… e poderão contá-la doutra maneira, com palavras mais simples do que as minhas…” e escrevemos a nossa versão, no caderno diário.

Na aula de Educação Artística, estivémos no Centro de Apoio à Aprendizagem, com os nossos colegas da turma, Mateus e Luís, para decorar pétalas contendo imagens da história com o objetivo de construir uma flor.

As pétalas ficaram muito bonitas! Decorámos uma parede da nossa sala com uma flor realmente enorme, feita com muito carinho!

Turma do 3ºano, Escola Básica de Outeiro. Profs. Helena Ferreira e Suzana Alves