DIA DO NÃO FUMADOR – 17 de novembro de 2022

Ainda no âmbito da comemoração do “Dia do Não Fumador”, a equipa do PES convidou os professores do 1.ºCiclo a explorar uma apresentação em PowerPoint e a dinamizar algumas atividades lúdicas disponibilizadas pela Liga Portuguesa Contra o Cancro.

O que acontece no organismo quando se fuma um cigarro?

Com o objectivo de facilitar a compreensão aos alunos dos malefícios do tabagismo no organismo humano, os alunos de uma turma do 7.º ano, na aula de Ciências Físico-Químicas realizaram uma experiência que permite estabelecer o paralelismo entre uma garrafa fumadora e a estrutura do sistema respiratório. Esta atividade foi realizada em parceria com o PES, no âmbito do “Dia do Não Fumador” (17 de novembro).

Para construir a garrafa fumadora usou-se uma garrafa de plástico, água, tetina, algodão, cigarros e uma bacia de plástico. Fez-se um pequeno orifício no fundo da garrafa e tapou-se com fita-cola para a encher com água até mais ao menos três quartos. Cortou-se a tetina e colocou-se na ponta um cigarro (sem o filtro) e algodão dentro. Em seguida, colocou-se a tetina sobre o gargalo da garrafa e acendeu-se o cigarro e deixou-se sair a água, destapando o orifício feito inicialmente.

No final da experiência, e com apenas um cigarro, os alunos observaram que, o algodão ficou amarelo escuro e com um cheiro muito desagradável. A água apresentava pequenas partículas de resíduos e as paredes da garrafa ficaram baças.

Esta experiência teve muito impacto nos alunos, pois o aspeto visual do algodão e da própria garrafa, no fim da atividade, era repugnante. Neste seguimento, os alunos foram novamente sensibilizados para os malefícios do tabaco na nossa saúde, para além do elevado custo económico associado. Foi-lhes ainda explicado que, pelo menos metade das crianças no mundo respiram ar poluído pelo fumo do cigarro, o chamado tabagismo passivo infantil.

Ainda no âmbito da comemoração do “Dia do Não Fumador”, a equipa do PES convidou os professores do 1.ºCiclo a explorar uma apresentação em PowerPoint e a dinamizar algumas atividades lúdicas disponibilizadas pela Liga Portuguesa Contra o Cancro e que podem ser consultadas através do link:

Liga Contra o Tabaco.

INFORMAÇÃO ADICIONAL: O tabaco mata 5,4 milhões de pessoas por ano – uma média de uma pessoa a cada seis segundos – um em cada 10 adultos mortos no mundo. 100 milhões de mortes foram causadas pelo cigarro no século 20. Se continuarmos nesta direcção, serão mais de 1 bilhão de mortes no século 21.