As Árvores do Jardim da Escola

No âmbito da comemoração da Floresta Autóctone, na Escola Básica e Secundária de Campo, os alunos do Clube Ciência Viva e alguns alunos do 9.º ano, concluíram um trabalho que iniciou no ano letivo anterior e consistia na seleção, identificação, pesquisa e elaboração de um poster sobre uma espécie de árvore do jardim da nossa escola.  A partir de cada trabalho foi construído um QR Code para colocar nas respetivas árvores.

No átrio da escola colocamos uma amostra dos QR Codes e um poster com o nome comum e científico das árvores que foram identificadas.

Com a colaboração da Câmara Municipal de Valongo, que patrocinou a impressão dos QR Codes em material resistente ao exterior, foi concluída a sua colocação em algumas árvores do jardim.

Foram identificadas mais de trinta espécies de árvores, sendo agora possível, com a ajuda de um telemóvel, todos os elementos da comunidade educativa, saberem um pouco mais acerca destes seres vivos.

Com os alunos do Clube Ciência Viva: “Ciência em C@ampo”, a partir de folhas das árvores, procedemos à atividade experimental “Extração dos pigmentos fotossintéticos das plantas”, onde foi possível observar alguns dos pigmentos naturais presentes nas folhas.

Esperamos que com esta atividade possamos ter contribuídos para um maior conhecimento acerca da Biodiversidade que nos rodeia.

Equipa Clube de Ciência Viva/Serras do Porto