“Ave Rara”

O Clube das Serras do Porto/Ciência viva selecionou “As Aves” como o grande tema para trabalhar ao longo do corrente ano letivo, lançando propostas de atividades e aliciantes desafios a toda a comunidade educativa.

A articulação com a Biblioteca Escolar efetivou-se na Semana da Leitura, em todas as Escolas Básicas/JI do Agrupamento, com atividades lúdico-didáticas, a partir da exploração da obra “Ave Rara” de Rocio Bonilla, nas vertentes literária e cientifica. Chegou pelas mãos da professora bibliotecária e encantou meninos e alunos, que se deixaram envolver nas aventuras e desventuras do personagem. Aplicámos os conhecimentos científicos num kahoot, vimos e ouvimos diferentes aves (muitas delas das Serras do Porto), fizemos observação à lupa binocular de penas e ossos de aves,  aprendemos a identificar algumas aves, realizámos um crucigrama na plataforma Educaplay para interpretação da obra, abordámos as expressões idiomáticas, entre outras atividades. Foi lançado o desafio “Aves guardadoras de livros “, que resultará numa exposição na BE da EBS, com um trabalho por grupo/turma.

Os alunos e meninos foram investigadores ativos, criativos e muito curiosos! Foram momentos de aprendizagem muito divertidos!

Um agradecimento especial a todos os professores envolvidos e ao parque das Serras do Porto pela sua colaboração.