Participação na Semana das Serras do Porto

Na semana de 22 a 26 de maio o agrupamento de escolas de Campo, contribuiu para a Semana Das Serras do Porto, com a dinamização de algumas atividades como exposições, concursos, jogos e palestras.

Destacamos a palestra proferida pela Dr.ª Sara do Parque Biológico de Gaia, a duas turmas do 2.º ciclo, onde relatou um pouco do trabalho desenvolvido pelo Centro de Recuperação de Aves. No fim, todos tiveram a oportunidade de conhecer e ver a libertação de uma águia-de-asa-redonda que após ter sido recuperada estava pronta para regressar ao seu meio natural. Esta atividade teve a colaboração do Parque das Serras do Porto e do Parque Biológico de Gaia a quem agradecemos por esta oportunidade.

Nas exposições destacamos os mais de 150 trabalhos realizados por alunos (em articulação com a disciplina de EV e disciplina de CEA) e com a colaboração das famílias, no casos dos nossos alunos das escola Básicas e Jardins de Infância.

O professor e fotógrafo José Fajardo veio visitar a nossa escola, falar um pouco do seu passatempo de fotografar a biodiversidade e espreitar algumas das suas fotos em exposição.

Os alunos do Clube Ciência Viva ajudaram a dinamizar algumas atividades como: Jogo da Glória- “Charnecas das Serras do Porto”, o jogo de cartas “Conheces as aves à tua volta” e um atelier de construção de “Alimentadores de Aves” que, foram espalhados nos jardins da escola.

 

Na biblioteca escolar está uma patente pequena mostra do  trabalho desenvolvido com a exploração do livro “Ave Rara” em todas as escolas do agrupamento e também estão expostas algumas curiosidades sobre as aves.

Todo o trabalho desenvolvido bem como as aves a concurso podem ser consultados e votados nos padlets do projeto.

 

Foi uma semana muito rica de experiências novas!!!

 

Libertar uma Águia na EBS de Campo

Equipa Serras do Porto/Ciência Viva