Curso Profissional Técnico de Gestão e Instalação de Redes

NOTICIA 1:

No âmbito da disciplina de Física e Química, os alunos do Curso Profissional Técnico de Gestão e Instalação de Redes do 3ºano, turma 3D elaboraram maquetes de moléculas de compostos orgânicos e as mesmas estiveram em exposição no átrio da escola durante os meses de janeiro e fevereiro. Esta atividade permitiu desenvolver o tema “Saúde” integrado em Cidadania e Desenvolvimento e foi intitulada “À descoberta de um composto orgânico”.

O Carbono é o elemento central de muitos compostos, como os constituintes dos seres vivos, dos medicamentos, dos alimentos, dos combustíveis fósseis, das plantas e de tantos outros compostos essenciais ao ser humano. Os compostos de Carbono são designados por Compostos Orgânicos. Estes compostos podem ser desde os mais simples, metano (CH4), a moléculas que contêm enormes cadeias de átomos de carbono como a cafeína, a nicotina, a penicilina, a aspirina até à complexa molécula de DNA.

 

NOTICIA 2:

No âmbito das disciplinas de Área de Integração, Física e Química e Gestão de Redes, os alunos do Curso Profissional Técnico de Gestão e Instalação de Redes do 2ºano, turma 2C elaboraram folhetos informativos onde desenvolveram os temas Desenvolvimento Sustentável e Educação para a Cidadania integrados em Cidadania e Desenvolvimento.  A prática da cidadania constitui um processo individual e coletivo que apela à reflexão e à ação sobre os problemas ambientais sentidos por cada um e pela sociedade.

Os alunos abordaram temas tais como: o declínio e encerramento da mina da Urgeiriça, no Concelho de Nelas, distrito de Viseu, o encerramento da Central Termoelétrica do Pego, no Concelho de Abrantes, o encerramento de centrais nucleares na Alemanha, no âmbito de um plano de abandono até 2022 deste tipo de energia, os problemas ambientais graves causados pelo petróleo, a exploração de lítio em Portugal, o Protocolo de Quioto, a degradação ambiental perto de nós, entre outros.

A exposição deste projeto encontra-se a decorrer na escola durante o mês de março.