Celebração do Dia Mundial da Ciência na EBS de Campo

O Dia Mundial da Ciência, comemorado a 24 de novembro, foi celebrado na Escola Básica e Secundária de Campo, no dia 30 de novembro, por força da interrupção letiva de 24 e 25 desse mês, prevista no calendário escolar.

A atividade foi dinamizada pelos grupos disciplinares de Físico-Química, de Matemática e de Biologia e Geologia, com a colaboração das disciplinas de História e MACS, em articulação com a Equipa Educativa do 10.º ano de escolaridade e teve como ponto de partida um Percurso Químico que conduzia à Biblioteca Escolar. Neste espaço, os visitantes tiveram oportunidade de apreciar a exposição de marcadores de livros alusivos ao Sistema Solar, elaborados por alunos do 7.º ano, de realizar observações ao microscópio ótico de material biológico relativo a insetos, de verificar a diversidade de minerais de quartzo e de resolver desafios matemáticos diversos.

A comemoração teve, também, lugar no átrio central da escola, com a montra de Cartões de Cidadão de vários cientistas e historiadores de renome, elaborados pelos alunos das turmas A, B e C, do 10º ano, bem como no Laboratório de Físico-Química, onde alguns alunos das turmas A e B de 10.º ano realizaram o workshop “O Cacarejar da Galinha”, destinado a alunos do 2.º ciclo.

Foi notória a satisfação e curiosidade dos participantes nesta comemoração, cujo objetivo se prendia com o incentivo e gosto pela Ciência e com a promoção do conhecimento científico.

A participação nestas atividades permitiu aos visitantes habilitarem-se a ganhar prémios ao concorrer ao passatempo “Dia Mundial da Ciência”. Para isso, bastou completar a frase “Para mim Ciência é…” e as melhores ideias foram premiadas.