Viagem Criativa pelo Planeta Terra

Na semana de 17 a 21 de abril, na escola EBS de Campo, celebramos o planeta Terra com a dinamização de algumas atividades em articulação com o Parque das Serras do Porto/Clube Ciência Viva da escola, a Biblioteca Escolar e equipa educativa de 8.ºano.

Estiveram patentes duas exposições “Charnecas das Serras” e “Traços da biodiversidade”, onde os alunos puderam observar algumas das espécies e ecossistemas mais característicos da nossa região.

No dia 17 de Abril, o apicultor/escritor Paulo Santos, visitou a nossa escola e realizou palestras para todos os 8.º anos sobre a importância das abelhas. Na BE os alunos puderam observar com a lupa  exemplares de abelhas e de vespas asiáticas entre outros insetos e uma exposição com trabalhos realizados por alunos do 3.º Ciclo em CEA (Completo de Educação Artística).

No dia 18 de abril foi realizada a última saída ao rio Ferreira com uma turma do 8º ano onde os alunos estiveram envolvidos na paisagem natural do Rio Ferreira observando a sua flora e fauna bem como outras características.

Foi também dinamizado pelos alunos do Clube Ciência Viva, um jogo sobre as aves da nossa região, onde os alunos, professores e assistentes operacionais foram desafiados a acertar o nome das espécies de aves características da nossa região a partir de cartões com as suas imagens.

Foi uma semana de celebração e aprendizagem acerca do nosso Planeta!!!

Equipa Ciência Viva /Serras do Porto

__________________________________________

Comentários dos alunos à palestra do apicultor:

  • Eu gostei da palestra, achei-a muito interessante, informativa e explicativa, apresentou várias curiosidades, foi interativa, especialmente na visualização do interior de uma colmeia (no final da palestra), e foi animada. Mostrou a grande importância das abelhas. (Gustavo, 8.ºA)
  • Na nossa perspetiva, a palestra foi muito interativa, com muitos vídeos animados. Pudemos entender mais sobre uns dos animais mais importantes para a nossa sobrevivência. Conseguimos também entender mais sobre a polinização e o quanto isso é importante tanto para nós como para as abelhas. A parte mais interessante e que mais cativou foi o facto de as abelhas conseguirem comunicar às outras abelhas na colmeia, as coordenadas a quilómetros de distância onde se encontram flores, apenas com uma dança e ficamos impressionados com a habilidade de logo após o nascimento já começam a executar tarefas. No geral consideramos que a apresentação foi bem estruturada para a nossa idade e incentivou-nos a proteger as abelhas para preservar o meio ambiente. (Luísa, Rita e Rodrigo, 8.ºB)
  • Nunca tínhamos assistido a uma apresentação de um apicultor. Foi uma apresentação interessante. Ainda conseguimos ver uma abelha rainha na colmeia e provamos o mel que estava na biblioteca. (8ºC – 2º turno)
  • Na minha opinião, o apicultor explicou de forma muito clara, a organização da sociedade das abelhas. É uma envolvência incrível entre elas! Também informou-nos acerca do papel importantíssimo das abelhas no nosso planeta e como a sua extinção pode acabar com as nossas vidas. (Diogo, 8.ºD)
  • A palestra foi bem divertida e educativa. Gostei de saber mais informações sobre as abelhas, suas relações, como os fatores abióticos as influenciam e da maneira como comunicam. O que mais gostei, foi descobrir que as abelhas têm cinco olhos e que cheiram pelas antenas. As abelhas dão-nos alimento e polinizam as plantas, por isso, devemos preservá-las! (Matilde, 8.ºE)
  • Amei a apresentação do apicultor, pois apesar de já o conhecer, adorei saber mais e adquirir mais conhecimento. (Agatha, 8.ºF)