Descobrir o Rio Ferreira

No âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e Ciências Físico-químicas, em articulação com o projeto “Parque das Serras do Porto e “A natureza é a melhor sala de aula”, todas as turmas do 8.º ano, foram desafiadas a descobrir o rio Ferreira, no mês de março e abril, recorrendo ao Kit do “Projeto Rios”.

Os alunos tiveram oportunidade de observar o rio e toda a sua envolvência, analisar algumas das suas características físico-químicas (velocidade da corrente, temperatura e pH) e identificar algumas espécies autóctones e exóticas/invasoras presentes no local.  Com recurso a fatos impermeáveis e uma rede, alguns alunos entraram no rio e recolheram algumas amostras da sua biodiversidade destacando-se a presença do lagostim-vermelho (espécie exótica invasora), larvas de mosquito e de libélulas, sanguessugas, búzios (com ovos), alguns peixes.

Com a ajuda dos binóculos, também houve oportunidade de observar algumas aves presentes na nossa região, como o guarda-rios, corvo-marinho, rolas, melros, alvéola-branca, pardais, verdilhão.

Foram aulas no exterior, muito bem passadas e com muitas descobertas.

Um agradecimento especial à Drª Mónica Maia-Mendes, Bióloga da ASPEA, pela disponibilidade em acompanhar as turmas nesta descoberta do rio.

Serras do Porto / Prof.CN e FQ

___________________________________

Testemunho de alguns alunos:

  • Eu gostei bastante desta atividade, o que lá fizemos foi muito interessante e abordamos muitos assuntos. Foi pena os alunos não poderem entrar todos na água. (Matlheus, 8.ºA)
  • A atividade foi muito cativante, pois, deu-nos a conhecer melhor o rio Ferreira e a sua biodiversidade. Eu gostei da parte prática porque tivemos a experiência de entrar no rio e poder explorá-lo. (Francisca, 8ºB)
  • Nesta visita conseguimos avistar vários animais, diversas espécies de plantas e poluição no rio. O local onde estivemos é natural, mas também tem partes construídas pelo Homem. Achamos a visita informativa, aprendemos aspetos científicos e pusemos em prática os nossos conhecimentos. A melhor parte, foi fazer atividades práticas, como entrar no rio, medir a temperatura, pH, entre outros. (8.ºC, 1º turno)
  • A visita foi muito interessante e criativa. Por um lado, conseguimos ver a poluição e o estado do rio Ferreira, por outro, vimos aves e muitas outras espécies. (Pedro, 8ºD)
  • Gostei muito da visita, achei que foi muito produtiva e essencial para descobrirmos mais sobre o que nos rodeia. A minha parte favorita na visita de estudo foi quando os meus dois amigos entraram na água e conseguimos ver os animais que lá estavam. (Ruben, 8ºE)
  • Gostei muito da visita ao rio, pois fomos a pé para um sítio que nunca tínhamos visitado, o que foi muito divertido. Adorei entrar no rio e procurar peixes, larvas e etc… Analisar com uma lupa os animais e falar em conjunto sobre a limpeza do rio. (Maria Silva 8.ºF)