Educafrica: Palestra sobre “Sustentabilidade e cidadania: uma aprendizagem global”

No passado dia 20 de outubro, todos os alunos do 7º ano tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra muito interessante sobre uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD): a EDUCAFRICA.

Pela voz da sua fundadora e presidente, Dra. Inês Rodrigues, ficamos a perceber o trabalho que desenvolvem em alguns países Africanos com diversos projetos como: a lâmpada solar- Projeto Gota de Luz, desidratadores de alimentos como a fruta; forno solar e instalação de painéis solares – Projeto Tabanca Solar, entre outros. No fim da palestra foram lançados alguns desafios aos alunos com o intuito de ajudar na dinamização de uma nova escola em África.

Esta atividade foi desenvolvida pela Equipa Educativa de 7º ano em articulação com o Clube Ciência Viva da escola.

“…Gostei da experiência, motiva-nos muito as ajudar e a respeitar o próximo. Foi tudo muito bem explicado, ideal para sensibilizar as pessoas.” (Leonor Paiva 7º D)

“… O que eu mais gostei foi o projeto gota de luz, fiquei impressionado como com uma garrafa, água e um pouco de lixivia se consegue produzir luz.” (Tiago, Leonor e Gonçalo, 7ºF)

“… A professora Inês falou-nos dos problemas de Africa, como a falta de eletricidade, a falta de empresas de recolha de lixo, a falta de agua potável e a precária educação…”.( Rodrigo Lobo 7º B).

“.. O projeto dos fornos solares resolvia os problemas da comida fria e pouco higienizada e ainda a questão das queimaduras nas crianças… tudo era feito com materiais que se encontravam lá…” (Afonso e Pedro 7ºE)

“… Ficamos a conhecer mais o povo Africano…O projeto que mais gostamos foi o Forno Solar…” ( David, Ana e Afonso 7ºC)

Equipa Educativa 7º ano