Comemoração do Dia Mundial da Árvore, da Poesia e da Água no Agrupamento de Campo

Durante a semana de 21 de março, o nosso agrupamento comemorou três datas importantes:

  • O dia mundial da árvore foi celebrado de formas diversas:  exposição de Posters científicos sobre as espécies de árvores que existem no jardim da nosso escola elaborados por alunos do 8º ano; os 5º anos elaboraram marcadores de livros com material do jardim da escola e alguns trabalhos sobre as árvores da escola; também estiveram a construir comedouros para aves, reutilizando materiais, para colocar nas árvores do jardim da escola, e realizaram um teatro relativo à Árvore ; em CEA alguns alunos do 3º ciclo desenvolveram trabalhos utilizando técnicas variadas; os 8º anos assistiram a uma palestra sobre a Floresta nativa dinamizada pela Dra. Mafalda Mourão, em articulação com o Parque das Serras do Porto; no 1º ciclo e Jardim de Infância foram pintados murais sobre a floresta e elaborados poemas sobre o tema. Os alunos dos 5º e 6º anos também escreveram quadras “As florestas são importantes porque…” as quais foram lidas e afixadas em local próprio na exposição. Os alunos elaboraram fichas de identificação e caracterização de árvores do jardim da escola, as quais também se encontram afixadas na exposição.
  • O Dia Mundial da Água foi comemorado com exposição de trabalhos alusivos à poupança da água, elaborados por alunos do 5º ano, na disciplina de ciências da natureza.
  • O Dia Mundial da Poesia foi celebrado com momentos de leitura sincronizada à sombra das árvores que decorreu nas várias escolas e em muitas turmas do agrupamento. Entre os livros trabalhados, destacamos “Cem sementes que voaram” de Isabel Minhós Martins; a “A floresta” e “A árvore” de Sophia de Mello Breyner.

Estas atividades foram desenvolvidas em articulação com o “Projeto das Serras do Porto”, “A Natureza é a melhor sala de aula”, Projeto do Ambiente, Programa Eco-Escolas, Clube de Ciência Viva na Escola, Projeto BiblioLab e Biblioteca Escolar.