Semana Aberta em AECampo * 1 a 9 de Junho de 2022

Na semana de 1 a 9 de Junho, na escola EBS, estiveram patentes várias exposições, mostra de trabalhos dos alunos, concursos e a realização de palestras sobre o projeto LifeInvasaqua para alunos do 2º ciclo.

Destacamos o concurso de espécies autóctones do rio Ferreira onde os alunos, na disciplina de CEA, foram desafiados a construir, reutilizando tecidos, espécies animais e vegetais nativas do nosso rio. O resultado foi a exposição de mais de 150 trabalhos muito originais e criativos realizados por alunos do 3º ciclo, que estão a concurso. Também o jardim de infância participou com a exposição de “rios” em que os peixes construídos com materiais reutilizados foram os protagonistas.

A disciplina de Ciências Naturais participou com a exposição do trabalho desenvolvido no projeto LifeInvasaqua, com alguns exemplares de espécies autóctones e exóticas da nossa região, bem como com os trabalhos relativos às cadeias alimentares nas serras do Porto e nos seus rios.

A biodiversidade e as espécies exóticas invasoras que ameaçam o parque das Serras do Porto também estiveram presentes através de duas exposições cedidas pelo parque das Serras do Porto.

Através de painéis informativos sobre as árvores nativas de Portugal (da ABAE), os alunos puderam conhecer cerca de 19 espécies.

Na disciplina de Educação Visual de 9º ano, foram expostos alguns dos trabalhos realizados no âmbito da comemoração do Dia do Trabalhador.

A disciplina de Educação Musical (2º ciclo) e Físico-Química (8º ano) desafiaram os alunos a construir instrumentos em materiais reciclados e o resultado também está patente na exposição. Ainda dentro do tema reutilização de materiais, a disciplina de Ed. Visual/ Tecnológica apresentou um conjunto de trabalhos, em que o material reaproveitado foi essencialmente as latas.

A temática da sustentabilidade esteve ainda muito presente, no desafio “Dicas Sustentáveis” ( 2º, 3º ciclo  e secundário), em que os alunos criaram cartazes alusivos aos temas Água, Energia e Alimentação Sustentável, na criação de poemas alusivos ao ambiente (2º ciclo) e na construção de um puzzle de sustentabilidade. Também os alunos do 2º ano do curso profissional de informática estiveram presentes, com a criação de flyers informativos sobre várias questões ambientais.

Foi uma semana muito intensa onde foi possível aprender muito!!!

Parabéns aos nossos alunos!