Os alunos do ensino básico de três municípios do distrito do Porto juntaram-se no âmbito de um projeto comum: a investigação sobre a biodiversidade, geologia, histórias e mitos e muito mais das serras das redondezas dos locais onde moram.
Com o objetivo de proteger, preservar, gerir de forma responsável e valorizar o terreno rico em elementos paisagísticos, biológicos, geológicos, históricos e culturais, o projeto abrange três municípios (Valongo, Paredes e Gondomar).
Iniciativa inovadora, dinamizada em parceria com a Câmara Municipal de Valongo, dará a conhecer o Parque das Serras do Porto como Paisagem Protegida Nacional, através da envolvência de alunos de diferentes anos e ciclos de escolaridade e também de professores responsáveis pela elaboração de diferentes atividades em todas as escolas do agrupamento de Campo, que passam por “Reinventar a Salamandra” (símbolo do parque), um concurso de fotografias, dinamização de um placard de divulgação, entre várias outras.
Relativamente aos alunos intervenientes, além dos do pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico, este projeto será trabalhado extensivamente em articulação com a equipa do 7º ano da Escola Básica e Secundária de Campo, no âmbito da flexibilidade curricular introduzida recentemente a este nível de ensino.
Desta forma, será promovida uma cidadania ativa e informada, de maneira a formar cidadãos que conheçam o seu meio ambiente e as suas riquezas locais, de maneira a poderem usufruir das mesmas de maneira sustentável, estando assim mais sensibilizados para a sua proteção e conservação.
Texto da autoria de Catarina Cunha (10.º ano) e Emanuel Pinheiro (12.º ano), alunos da Escola Básica e Secundária de Campo.
——————————————————————————-
Clicar no logótipo para visualizar o Parque das Serras do Porto