Para saber mais visite a exposição «Mineração Romana em Valongo» patente no Museu Municipal de Valongo. Esta iniciativa nasceu da vontade de dar a conhecer o maior complexo subterrâneo de mineração aurífera do Império Romano, conforme atestado pela comunidade científica, no âmbito dos estudos prévios do Parque das Serras do Porto.
Nesta mostra tenta-se concentrar cerca de 2.000 anos de história, e dar a conhecer um património subterrâneo quase inalcançável pelo cidadão comum numa viagem no tempo, que propicia ao visitante o contacto com o ouro, com vestígios e réplicas de artefatos usados pelos romanos e por outros povos que por cá andaram.
Sendo o Ouro o mote, é com ele que se inicia esta viagem, através da exibição de uma pepita de ouro, muito bem guardada por dois legionários romanos!
Sendo o Ouro o mote, é com ele que se inicia esta viagem, através da exibição de uma pepita de ouro, muito bem guardada por dois legionários romanos!
Ao longo da exposição, o visitante poderá participar em oficinas vivas e usufruir de diversas recriações de ambientes romanos, experienciar o mundo subterrâneo entrando numa “galeria mineira”, e experimentar técnicas de tratamento do minério, como a técnica da bateia.
Estará ainda patente uma maquete 3D, representativa do território do Parque das Serras do Porto, assim como animações e documentários que permitirão conhecer e compreender os fenómenos geomorfológicos que deram origem ao ouro, assim como os processo físicos e mecânicos usados para a extração e tratamento do minério.
Entrada livre
segunda a sexta-feira
09h00 > 12h30 · 14h00 > 17h30
+info e marcação de visitas 911 034 687