Semana do Ambiente e Projeto das Serras do Porto

Na semana de 2 a 9 de junho, o Agrupamento de Escolas de Campo comemorou a Semana do Ambiente, através da exposição conjunta do Projeto do Ambiente e o Projeto das Serras do Porto.

O Projeto das Serras do Porto dinamizou várias atividades com o tema comum “Os insetos”. Entre elas, destacamos o Projeto EtwinningBugs Around the School“, dinamizado pelo JI da Azenha e da Retorta, textos criativos feitos por alunos do 1.º ciclo a partir do desafio “Se eu fosse um inseto…” (em articulação com a Biblioteca Escolar, integrado nas dinâmicas de escrita criativa) desenhos feitos por alunos do 2.º ciclo, pósteres científicos feitos por alunos do 8.º ano de escolaridade, desenhos feitos por alunos do 3.º ciclo, em Educação Visual, um desafio sobre os insetos na alimentação, realizado por alunos do 9.º ano, e duas palestras realizadas, via Zoom, pela Dr.ª Sónia Ferreira sobre a importância dos insetos. Destacamos ainda, o concurso “Conhecer e recriar os insetos das serras” com a exposição de mais de 190 trabalhos em 3D feitos, preferencialmente, reutilizando materiais, por alunos de todo o agrupamento.

Na exposição do Projeto do Ambiente, deram-se a conhecer todas as atividades dinamizadas no âmbito do Programa Eco Escolas, no domínio do qual somos candidatos à atribuição do galardão “Bandeira Verde“, símbolo das boas práticas ambientais, por nós preconizadas e promovidas.

Foram diversos os trabalhos expostos relativos às temáticas desenvolvidas ao longo do ano em parcerias diversas e integrando diferentes níveis de ensino. Alguns exemplos são: “Declara-te ao Planeta”, “O ar que eu Respiro”, “Separação Multimaterial do Lixo”, “Sinalética de Sensibilização para  a Poupança de Água e Eletricidade”, “Pósteres Científicos de Química Verde”, “Importância da Floresta Ribeirinha” e “A Rocha da Minha Região”, pinturas “O Mar Começa Aqui”, “Inauguração do Hotel de Insetos e colocação de um espantalho na horta produzido pelos alunos de Educação Especial”. Plantação de árvore de amoreira e a visualização de pequenos filmes de sensibilização para as boas práticas ambientais.

Realçamos que todo o trabalho desenvolvido na concretização desta atividade foi muito gratificante, tendo em conta os feedbacks recebidos da comunidade educativa.

Equipa dos Projetos do Ambiente e Serras do Porto