Festa Final dos Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?

A Equipa Educativa de 8º ano, em articulação com a Biblioteca Escolar, decidiu dinamizar o Projeto “Miúdos a Votos”. A iniciativa, organizada pela VISÃO Júnior e pela Rede de Bibliotecas Escolares, conta com o apoio da Comissão Nacional de Eleições, do Plano Nacional de Leitura (PNL), da Pordata e da Rádio Miúdos.

Este projeto tem como objetivo essencial desenvolver ações e compromissos de cultura democrática: direito/ dever de voto; reconhecer os media como uma ferramenta útil de participação ativa em movimentos cívicos; identificar as etapas de um processo eleitoral, no âmbito do domínio Instituições e Participação Democráticas, abordado em Cidadania e TIC. O processo de desenvolvimento deste projeto foi semelhante ao de umas eleições políticas, promovendo simultaneamente a leitura e a cidadania: houve recenseamento, apresentação de candidaturas, campanha eleitoral, votação e escrutínio dos votos, sempre com a participação ativa dos alunos.

Foi criado pela Biblioteca um padlet para a divulgação das várias fases deste projeto, a divulgação da lista dos livros candidatos, bem como a divulgação da campanha eleitoral/ promocional dos livros selecionados pelas turmas de 8º ano. Fica aqui o link para poderem aceder a todas as fases do Projeto e a todas as atividades realizadas pelos alunos e professores: Miúdos a votos 2020/21

 Os alunos dos 8º anos envolvidos na V Edição das Eleições “Miúdos a votos”2021 estão de parabéns pelo seu empenho!

No dia 2 de junho 2021, a partir das 11 da manhã, foram conhecidos os resultados nacionais de ‘Miúdos a Votos’. Votaram 75 715 alunos! A festa foi online, por causa da pandemia. Mas foi festa na mesma! Na festa final, além de revelados os livros com mais votos na eleição nacional que decorreu a 27 de abril, foram apresentados alguns dos melhores trabalhos feitos pelos alunos para a campanha eleitoral, dando voz a crianças e jovens. Este foi um espetáculo com a participação de dezenas de escolas.

 O evento está disponível no blogue da Biblioteca Escolar Páginas Mágicas em: Biblioteca Páginas Mágicas

Professoras Bibliotecárias Célia César e Estela Rocha, em articulação com a Equipa Educativa de 8º ano.