Comunicar em diferentes contextos

Tendo como principal objetivo dar voz a países em conflito que são, inúmeras vezes, esquecidos, no dia 31 de março foi desenvolvida, na Escola Básica e Secundária de Campo, uma atividade interativa entre turmas de 12º ano, no âmbito das DAC (Domínios de Articulação Curricular) subordinada ao tema aglutinador – Comunicar em diferentes contextos.

A primeira apresentação e debate foi levada a cabo pela turma de Línguas e Humanidades – 12ºC em que esteve diretamente implicada a disciplina de Geografia e, de forma indireta, as restantes disciplinas, no contributo para a construção dos materiais e dinamização do debate final.

Posteriormente haverá uma segunda fase de desenvolvimento do projeto pelos alunos de Ciências e Tecnologias, em que a disciplina diretamente implicada será Biologia, coadjuvada pelas restantes disciplinas.

————————————————

Nos dias de hoje são inúmeros os conflitos e guerras travados em todo o mundo. Não obstante, embora algumas destas disputas sejam, efetivamente, abordadas e comentadas de modo constante, existem ainda muitos conflitos que são desconhecidos ou ignorados pela população.

Esta insciência da sociedade perante a situação de contenda mundial deve-se, muitas das vezes, à falta de informação da comunicação social relativamente a estes problemas. Contudo, esta não é a única causa de desinformação, uma vez que a mesma é, em tudo, derivada de um desinteresse geral da comunidade no que diz respeito a estes temas, dado que, não sendo diretamente afetados com prejuízos morais ou materiais, acabam por se esquecer que, noutros países, a guerra é uma constante e a paz parece impossível.

Tendo como principal intento dar voz a estes países em conflito que são, inúmeras vezes, esquecidos, no dia 31 de março foi desenvolvida, na Escola Básica e Secundária de Campo, uma atividade interativa entre turmas de 12º ano, no domínio das DAC. A apresentação foi elaborada pelos estudantes de línguas e humanidades e abordou um caso específico deste esquecimento, o Afeganistão.

Nas últimas décadas este país tem passado momentos extremamente difíceis e de natureza complexa. Com uma história marcada por situações conflituosas, a mais recente dizendo respeito à tomada de posse deste país pelos talibãs, a 15 de agosto de 2021, marcando a mesma um retrocesso no desenvolvimento desta terra, sobretudo a nível socioeconómico.

Esta explanação do problema vivido por cada um dos afegãos, bem como a sucinta e eficaz explicação da história deste país, suscitou um momento de reflexão profunda, levando a que cada membro da comunidade escolar presente na apresentação cogitasse e discutisse entre si estes mórbidos problemas que o mundo tem presenciado, apelando, também, à empatia para com outras pessoas que, contrariamente a nós, não têm a possibilidade de ter uma vida tranquila e com poucos sobressaltos.

Em suma, embora tenham sido diversas as questões desenvolvidas e abordas durante a apresentação, o mais importante a destacar é que não importa quantas guerras estão a haver no momento, em que países estão a ocorrer ou quem está a ser mais ou menos afetado com isso. Independentemente do número, as guerras são sempre demasiadas e, quer existam mais ou menos mortes, são sempre a de cidadãos comuns que estamos a falar. Estes indivíduos podem estar a ser afetados neste momento, mas nada no garante que num futuro, mais ou menos longínquo, não seremos nós a passar por uma situação semelhante. Por isso mesmo, devemos sempre ajudar cada uma destas pessoas sempre que nos seja possível e sensibilizarmo-nos para a resolução do problema.

Mariana Rocha, 12ºA, nº12 – Ciências e Tecnologias