CLUBE DESPORTO ESCOLAR

CLUBE DESPORTO ESCOLAR

PROJETO DO CLUBE DE DESPORTO ESCOLAR

 
 
 
 
No âmbito da educação, a dinamização do Desporto Escolar ganha especial relevância, quer como programa que fomenta a introdução à prática desportiva e à competição, quer enquanto estratégia de promoção do sucesso educativo e de estilos de vida saudáveis e, ainda, como meio para desenvolver as áreas de competências, atitudes e valores previstos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

        Este projeto pretende garantir a todos/as os alunos/as, a equidade e a igualdade de oportunidades de acesso ao currículo, de frequência e de progressão no sistema educativo, independentemente das modalidades e percursos de educação e formação.

        A inclusão só é verdadeira se feita com todos/as e para todos/as, protegendo os direitos de cada um dos nossos alunos/as, aceitando a diferença, promovendo atitudes de respeito e reconhecendo o valor e o mérito pessoal de todos/as.

        É missão do Desporto Escolar contribuir para a formação integral e realização pessoal de cada aluno/a, cumprindo o compromisso com o que se consagra no artigo 79 da Constituição da República Portuguesa: “todos têm direito à cultura física e ao desporto”.

 

 

O QUE É

 

 

O Clube Desporto Escolar é o conjunto de práticas lúdico-desportivas e de formação com cariz desportivo, desenvolvidas como complemento curricular e de ocupação dos tempos livres, integradas no Plano Anual de Atividades do Agrupamento.

      É um Projeto composto por atividades desportivas de âmbito interno à escola (AI) e de atividades de treino desportivo regular de grupos/equipas e competição interescolar, através dos quais se processa a participação em quadros competitivos externos (AE). 

 

 

OBJETIVOS

 

 

Contribuir para o combate ao insucesso e abandono escolar; Promover a inclusão e a formação integral dos jovens em idade escolar através da prática de atividades físicas e desportivas; Promover estilos de vida saudáveis que contribuam para a formação equilibrada dos alunos/as; Alargar a prática desportiva a todos/as os/as alunos/as do Agrupamento; Contribuir para a criação de uma cultura desportiva na escola; Implicar os pais no processo educativo dos seus educandos.
 
 

PÚBLICO ALVO

 
 
São destinatários do Desporto Escolar todos/as os/as alunos/as do Agrupamentos de Escolas de Campo, desde que legalmente reconhecidos/as.

Resultados esperados: Para além de melhorar os níveis de sucesso escolar de todos/as os/as alunos/as, melhorar a relação Agrupamento/Comunidade; aumentar o número de alunos/as com gosto pela prática regular das atividades físicas e desportivas; melhorar as boas relações interpessoais; melhorar a saúde e aquisição de hábitos de vida saudável da população escolar e garantir a inclusão enquanto processo que visa responder à diversidade das necessidades de todos/as e de cada um dos alunos/as promovendo a igualdade de oportunidades e discriminação positiva.
 
 
 
 

OFERTA DESPORTIVA DO CLUBE DE DESPORTO ESCOLAR PARA O ANO LETIVO 2019-2020

 

Atividades Nível 1

1º Período:

Torneio Olímpico de Andebol – 14/11/19; Corta Mato Olímpico de Campo – 27/11/19; Cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Campo – 17/12/19.

2º Período:                                                               

Torneio Olímpico de Basquetebol – 11/02/20; Torneio Olímpico de Futsal – 9/03/20; Torneio Olímpico de Badmínton – Torneio Intra turma ao longo do período.

3º Período:

Olimpíadas do Atletismo – Torneio Intra turma ao longo do período; Torneio Olímpico de Voleibol – 22/05/20; Cerimónia de Encerramento dos Jogos Olímpicos Junho – Junho de 2020.

Atividades Nível 2

1º/2º/3º Períodos

Treino desportivo regular dos grupos/equipa e a sua participação nas competições interescolas, promovidas pelas estruturas do Desporto Escolar.
 
 
 
Participação com os Grupos/equipa em todas as competições interescolas promovidas pelas estruturas do Desporto Escolar.