GABINETE DE APOIO AO ALUNO E À FAMÍLIA

O Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família, enquanto serviço em vigor no agrupamento desde 2014, mantém disponíveis os seus objetivos gerais. O GAAF foi criado enquanto equipa multidisciplinar disponível a trabalhar de forma sistémica cada criança/aluno e as suas respetivas dinâmicas em família e comunidade. Atualmente, esta equipa é composta por uma Mediadora Socioeducativa – Coordenadora do GAAF (35h), uma Educadora Social (18h) e quatro Psicólogos (35h+35h+18h+18h).

O Gabinete trabalha com a rede socioeducativa concelhia na procura das respostas mais adaptadas e ajustadas a cada criança/aluno e seu agregado familiar e desenvolve, de forma intimamente concertada com a EMAEI (Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva), a análise das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão adequadas a cada situação, bem como a intervenção do(s) técnicos especializados mais pertinentes em cada caso. A coordenadora do GAAF assume-se como elemento variável na EMAEI representando este serviço educativo disponível no Agrupamento.

Os objetivos gerais do Gabinete passam por:

– Promover o desenvolvimento integral da criança e do jovem contribuindo para o seu crescimento harmonioso global;

– Potenciar o sucesso educativo dos alunos;

– Prevenir situações de risco;

– Fomentar uma relação de interação entre os diversos agentes educativos, nomeadamente família-escola-comunidade;

Visão

“Escutar para Agir” – a escuta ativa que pressupõe atenção plena e sem julgamento, é transversal à atuação do GAAF no sentido de orientar a sua ação face às necessidades e características da criança/aluno/família antes de delinear a intervenção, antes de agir.

 

Para ter acesso aos Princípios, Valores, Intervenção da equipa (elementos e eixos de atuação e atividades) e Monitorização, recomenda-se a leitura integral do MANIFESTO DO GAAF, neste link.