AAAF (PRÉ-ESCOLAR)

AAAF (PRÉ-ESCOLAR)

ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO E APOIO À FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

 
 
 
 As AAAF na Educação Pré-escolar, promovidas pela Associação de Pais (APAEC) em colaboração com a Direção do Agrupamento e em parceria com a Câmara Municipal, têm como primeiro objetivo a brincadeira espontânea da criança, o prazer de estar e conviver, aliado à sua segurança e bem-estar. As atividades da AAAF funcionam, em salas próprias, em cinco Pólos (Pólo do JI Retorta, Pólo do JI Outeiro, Pólo do JI Azenha, Pólo do JI Moirais e Pólo do JI Balselhas) e integram a entrada das crianças, antes do horário letivo, o período de almoço e o prolongamento de horário.
 
 
• Das 07h30 às 09h00 – As crianças permanecem com as Assistentes Operacionais dos JI em atividades livres – acolhimento, conversas informais e jogos.
• No período de almoço – As crianças permanecem com as Assistentes Operacionais do prolongamento e salas dos JI, na cantina e de seguida no recreio em atividades livres.
• No prolongamento de horário durante os períodos letivos – As atividades funcionam das 15h30 às 19h00. As crianças permanecem nas salas de prolongamento, sob a responsabilidade das Assistentes Operacionais do Prolongamento, lancham e brincam em atividades livres, jogos ou atividades propostas/programadas.
• No mês de setembro, antes do início do ano letivo, nas interrupções letivas (Natal, Carnaval e Páscoa) e no mês de julho as atividades funcionam das 07h30 às 19h00. Nestes períodos, as atividades são desenvolvidas segundo uma planificação específica (entregue aos Pais/EE) – atividades nas salas e recreio das escolas, visitas a locais da freguesia e outros.
 
 
 No presente ano letivo, as atividades a desenvolver centram-se no brincar lúdico das crianças, em atividades de culinária, jardinagem, dramatizações, jogos de pequeno e grande grupo, atividades livres nas áreas dentro da sala, atividades livres de recreio. Semanalmente, as crianças usufruem, ainda, das seguintes atividades: Babybasquete, Expressão Dramática e Artes Circenses.
Nas interrupções letivas e mês de julho efetuar-se-ão passeios, um por período: Natal – ida ao cinema; Páscoa e mês de julho – visitas a Parques Naturais e Temáticos e cinco dias de praia.
A supervisão, planeamento e avaliação das atividades, são da responsabilidade das educadoras titulares de grupo e os respetivos procedimentos estão definidos em documento próprio, no dossier do departamento curricular, assim como no dossier de planificação e monitorização das Assistentes Operacionais.