Ler e Escrever a Valer
Este projeto, “Ler e Escrever a Valer”, em articulação com a CMV, pretende promover competências de literacia emergente na Educação Pré-escolar em articulação com o Projeto de Transição, bem como continuar com a promoção de competências facilitadoras da aprendizagem da leitura e da escrita nos quatro anos de escolaridade do 1º ciclo.
Ensinar e aprender Português
É um recurso educativo estruturado e inovador para dar resposta a um problema identificado: a recuperação do agravamento das desigualdades decorrentes do encerramento das escolas devido à pandemia da Covid-19, nomeadamente as perdas na aprendizagem e o risco de aumento do insucesso e do abandono escolar.
Experimenta na Escola – Ciência Viva
Projeto promovido pela autarquia, a decorrer nas turmas de 4º ano, que integra um conjunto de cinco atividades laboratoriais/experimentais, criadas a partir da resolução de problemas que implicam situações e vivências variadas de observação e análise, de comunicação e expressão e de intervenção, promovendo a literacia científica de alunos e alunas. Estas atividades terão a duração de 60 minutos e serão implementadas em cada turma e ao longo de um ano letivo, visando desenvolver um conjunto de competências de diferentes áreas do saber.
As Artes vão à Escola
Projeto promovido pela autarquia que, através do trabalho cooperativo e de coadjuvação entre técnicos/professores de artes e as educadoras de infância, pretende promover o desenvolvimento de competências artísticas. O projeto irá decorrer em todos os grupos da Educação Pré-escolar.
Biblioteca Escolar do Agrupamento / Plano Nacional de Leitura (PNL)
A Biblioteca Escolar do Agrupamento (BE), está ao dispor de toda a comunidade educativa. Possui a designação de dois docentes para a função de professores bibliotecários. A BE do Agrupamento tem três escolas integradas na RBE: EBS, EB da Azenha e EB de Moirais. Não obstante, a BE está presente de forma estruturada e organizada (organização do espaço e documentação) nos restantes edifícios escolares do Agrupamento onde a equipa desenvolve as mesmas dinâmicas implementadas nas Escolas Básicas já integradas na RBE.
Parque das Serras do Porto
O Clube das Serras do Porto é um clube que surgiu em 2018 no âmbito do Clube das Escolas do Parque das Serras do Porto com o objetivo de sensibilizar a comunidade educativa para a riqueza patrimonial do território dos concelhos de Valongo, Gondomar e Paredes.
Lipor Geração +
Este projeto tem como objetivos Promover, Desenvolver e Consolidar na comunidade educativa boas práticas ambientais, através de diversas atividades a decorrer ao longo do ano, nomeadamente: separação multimaterial; reciclagem; reutilização; poupança de recursos (água e eletricidade); compostagem; biodiversidade; sensibilização para a problemática da poluição dos oceanos.
Eco-Escolas
O Programa Eco-Escolas é coordenado pela Foundation for Environmental Education (FEE) e implementado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) desde 1996.
Este programa tem como objetivo encorajar ações, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade. O acompanhamento e avaliação anual das atividades, visa validar a qualidade do trabalho desenvolvido pela escola, através da atribuição simbólica do Galardão. O Galardão Bandeira Verde é um certificado de qualidade ambiental da escola, um prémio de reconhecimento público da existência, naquela escola, duma educação pelo ambiente.
Ubuntu
Este projeto é uma parceria com o IPAV – Instituto Padre António Vieira através do programa Academia Líderes Ubuntu.
O projeto Ubuntu é um conceito de origem africana que se traduz na expressão “Eu Sou porque Tu És”, que visa desenvolver e promover competências pessoais, sociais e cívicas nos participantes das Semanas Ubuntu, construindo uma sociedade mais justa, solidária e resiliente.
Calmamente – Aprendendo a Aprender-se
O projeto Calmamente® – Aprendendo a Aprender-se é um programa de atividades de aprendizagem socioemocional promovido pela CMV no âmbito do seu Projeto Educativo Municipal (Plano de Ação 2022/2023). O projeto, estruturado em 31 sessões, será desenvolvido em contexto escolar no momento de “Espaço Turma” pela Educadora Social do Agrupamento. Será implementado ao longo do ano letivo, nas turmas do 5.º ano e na turma do 6º A.
A Banda vai à Escola
Projeto conquistado pelo Agrupamento através do OPJV no ano de 2020. No ano letivo anterior decorreu nas turmas de 3º ano e este ano continua nas mesmas turmas – 4º ano. Este projeto tem como grande propósito a partilha de conhecimento entre gerações sobre a música filarmónica, através de aulas de música dada aos alunos pelas pessoas mais idosas da “Banda de Campo”, em articulação com os professores titulares.
O Rancho vai à Escola
Projeto conquistado pelo Agrupamento através do OPJV no ano de 2020. No ano letivo anterior decorreu nas turmas de 2º ano e este ano recomeça neste mesmo ano de escolaridade, com o nome de “O Rancho na Vila de Campo”. Este projeto tem como grande propósito a partilha de conhecimento entre gerações sobre a dança tradicional portuguesa “o Rancho” e operacionaliza-se com a dinamização de pequenas danças e/ou workshops com os alunos, pelas pessoas mais idosas que participam no “Rancho de Campo” em articulação com os professores titulares.
O Desporto vai à Escola
Projeto promovido pela autarquia que, através do trabalho cooperativo e de coadjuvação quinzenal entre professores de educação física e as educadoras, pretende promover o desenvolvimento das competências no domínio curricular da educação física. O projeto irá decorrer em todas os grupos da Educação Pré-escolar.
(PER)Curtir
O Projeto (Per)Curtir é um projeto artístico que pretende ser uma ferramenta ao serviço da Educação Inclusiva e baseia-se numa intervenção contínua e prolongada no sentido de permitir às crianças e jovens identificadas pelas Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva o contacto com a Musicoterapia.
Educação para a Saúde
Este projeto será desenvolvido através de uma abordagem pedagógica sistemática e diversificada de temas ligados à saúde em contexto curricular e tem como grande propósito o desenvolvimento da responsabilidade individual e comunitária no que diz respeito à saúde física, psicoemocional e inter-relacional, nas vertentes da prevenção e da preservação. Pretende-se desenvolver nos alunos competências que lhes permitam formar opiniões, estimular o seu sentido crítico, tomar decisões conscientes e informadas, para poderem fazer opções responsáveis e adotar estilos de vida saudáveis, nomeadamente: Consciência e domínio do corpo; Bem-estar, saúde e ambiente; Desenvolvimento pessoal e autonomia; Relacionamento interpessoal.
Clube Ciência Viva
O Clube Ciência Viva surgiu de uma candidatura realizada pela EBS e aprovado em janeiro de 2022, por um período de três anos letivos. A implementação deste clube irá contribuir para a educação STEM, permitindo incluir o trabalho que já tem vindo a ser desenvolvido noutros clubes da escola como Clube das Serras do Porto ou clube do Ambiente e imputando-lhe uma nova vertente, a da Robótica e da tecnologia.
Assim, este clube terá duas grandes vertentes: a da ecologia/sustentabilidade e a da robótica. Estas duas vertentes andarão lado a lado e, sempre que possível, serão feitos esforços de articulação entre elas. Também a vertente artística será trabalhada no Clube, com o desenvolvimento de várias propostas de trabalho em articulação com professores de Educação Visual e de Complemento de Educação Artística. O financiamento atribuído ao projeto será utilizado na compra de material e na dinamização de atividades como visitas de estudo.
Clube de Teatro: TnE (Teatro na Escola)
O Clube TnE (Teatro na Escola) integra-se no projeto Palco Letivo da Câmara Municipal de Valongo e desenvolve atividades de complemento curricular, proporcionando aos alunos da EBS um espaço de convívio e também de aprendizagens múltiplas, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento global dos alunos e ainda para melhorar o sucesso escolar e a qualidade das aprendizagens. O autoconhecimento, o desenvolvimento da expressão e da comunicação, maior interação entre alunos, estímulo à leitura e à responsabilidade, promoção do aperfeiçoamento corporal, são apenas alguns dos benefícios que o TnE pode proporcionar aos alunos.
Clube de Desporto Escolar
O Clube Desporto Escolar contempla um conjunto das práticas lúdico-desportivas e de formação como complemento curricular e ocupação dos tempos livres, num regime de liberdade, de participação e de escolha, integradas no PAA do Agrupamento e coordenadas no âmbito do sistema educativo, a nível nacional. A dinamização do Desporto Escolar ganha especial relevância, quer como programa que fomenta a introdução à prática desportiva e à competição, quer enquanto estratégia de promoção do sucesso educativo e de estilos de vida saudáveis e, ainda, como meio para desenvolver as áreas de competências, atitudes e valores previstos no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória