Agrupamento de Escolas de Campo

PROJETO JOVENS PROMOTORES DE SAÚDE – JPS DE CAMPO

No âmbito do PES, Projeto Educação para a Saúde, desenvolve-se o Projeto JPS – Jovens Promotores de Saúde, desde o ano letivo 2024-25, e com duração de três anos. Do Projeto JPS de Campo, 2024 – 2027, fazem parte alunos que frequentam, presentemente, o 8.º ano de escolaridade, da turma B, a saber: Afonso Figueiredo, Carlota Oliveira, Dario Freitas, Leonardo Silva, Iara Almeida, Mariana Barbosa, Núria Duarte, Rodrigo Madureira, Santiago Teixeira e Vicente Oliveiro. 

É um projeto que tem a duração de três anos e pretende formar os alunos na área da educação para a saúde em geral e na prevenção do cancro em particular, recorrendo à metodologia da educação por pares. O projeto implica a realização de reuniões periódicas (online e presenciais) que são definidas pelo professor dinamizador em parceria com o Departamento de Educação para a Saúde da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) – Núcleo Regional do Norte. O professor responsável e coordenador do referido projeto é a professora Alcina Araújo, também responsável e coordenadora do PES, Projeto Educação para a Saúde e a responsável pelo encaminhamento do projeto é a Dra. Cristiana Castro, psicóloga do Departamento de Educação para a Saúde da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) – Núcleo Regional do Norte.

O Projeto JPS vai ao encontro dos objetivos do Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas de Campo, nomeadamente os seguintes: desenvolver iniciativas promotoras de uma cidadania ativa e responsável e do bem-estar social e emocional dos alunos; e promover um ambiente escolar desafiador, acolhedor, seguro, sereno e ecológico.

Neste segundo ano de Projeto JPS, os alunos continuam a desenvolver atividades promotoras de saúde, com a realização de reuniões periódicas (online e presenciais) definidas pela professora Alcina Araújo e a Dra. Cristiana Castro do Departamento de Educação para a Saúde da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) – Núcleo Regional do Norte. 

Assim, no âmbito do Projeto JPS, o 8.º ano de escolaridade, da turma B, programou uma angariação de fundos, a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro – LPCC, com a realização de uma feirinha, com venda de produtos saudáveis. Os fundos auferidos reverteram a favor da LPCC. Destaca-se a ajuda da Diretora de Turma, a Professora Gabriela Vilar.

Recentemente, realizaram palestras para as turmas do 2.º Ciclo, subordinadas ao tema: “Rotina diária em geral: alimentação, sono e atividade física”.

Por tudo o que foi mencionado, os alunos JPS receberam o “Prémio de Mérito Cívico”, entregue pela Câmara de Valongo no passado dia 21 de maio, numa cerimónia realizada no Fórum de Ermesinde.

No final do ano letivo, dia 26 de junho, foi realizado o 24.º Fórum, no IPCA, em Barcelos, no qual foram realizadas diversas atividades  com os vários Agrupamentos e os alunos JPS receberam os seus certificados.

A coordenadora JPS,

Alcina Araújo