À Comunidade Educativa,
É com enorme satisfação que partilhamos, com toda a Comunidade Educativa, que o nosso Agrupamento foi certificado, mais uma vez, com o Selo Protetor da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ), para o biénio 2025/2027.
Esta distinção reconhece instituições que colocam os direitos das crianças no centro da sua ação e que desenvolvem práticas consistentes de promoção de ambientes seguros e protetores.
Este selo, é, acima de tudo, um reconhecimento do trabalho coletivo: professores, educadores de infância, técnicos especializados, assistentes técnicos e administrativos, pais e encarregados de educação e toda a comunidade da Vila de Campo. Nada se constrói sozinho. Foi o esforço conjunto, o compromisso diário e a articulação entre todos os que fazem parte desta comunidade que nos permitiram alcançar esta distinção.
Para que este cordão protetor se mantenha forte e eficaz é fundamental que cada membro da comunidade saiba que existe uma Equipa Coordenadora do Sistema Integrado de Gestão do Risco/Perigo, composta pela coordenadora da EMAEI, pelos técnicos especializados do SPO e do GAAF, e pela Diretora do Agrupamento – como responsável pela implementação do projeto.
Esta equipa é o referencial privilegiado a quem podem recorrer sempre que tenham dúvidas, necessidade de esclarecimento ou que sintam a urgência de pedir apoio ou ajuda. É neste contacto de proximidade que conseguimos manter viva a nossa rede de proteção.
O SELO PROTETOR representa, assim, não apenas um motivo de orgulho, mas também uma responsabilidade acrescida: continuar a reforçar práticas, consolidar protocolos e envolver toda a comunidade nesta MISSÃO, em permanente construção – a Defesa e Promoção dos Direitos das nossas crianças e jovens.
A Diretora,
Virgínia Varandas