No âmbito da disciplina de Ciências Naturais e Clube Ciência Viva /Serras do porto, os alunos do 8º ano foram convidados a participar na Semana sobre Espécies Invasoras.
Assim, todos as turmas do 8º ano fizeram uma saída ao Rio Ferreira onde, pare além de avaliar diversos parâmetros físico-químicos e biológicos (Macroinvertebrados), foi possível encontrar algumas espécies exóticas e invasoras como a Tradescância e o Lagostim-vermelho-do Louisiana. Esta visita foi muito bem orientada, pela monitora Dra. Mónica Maia-Mendes, que mais uma vez colaborou com a nossa escola.
Na Biblioteca escolar esteve patente a exposição: “Invasoras: a ameaça que não vem do espaço” (cedida pelo CMIA de Vila do Conde) bem como alguns exemplares de espécies autóctones e exóticas que os alunos puderem conhecer, orientados por um guião de atividades.
Foram momentos fora da sala de aula, que proporcionaram aprendizagens muito diversas!
Isabel Moura e Susana Carneiro
NOTA: A SEI 2025 é uma iniciativa promovida pela Rede Portuguesa de Estudo e Gestão de Espécies Invasoras – Rede InvECO (da SPECO), pela plataforma INVASORAS.PT e pelos projetos Ibéricos8 LIFE COOP Cortaderia e LIFE INVASAQUA e pelo Grupo Especialista em Invasiones Biólogicas (GEIB) entre outros.